Vem comigo e conheça Fabiano Cafure, diretor do Kreatori
“Todos os dias quando acordo | Não tenho mais o tempo que passou |Mas tenho muito tempo |Temos todo tempo do mundo…”
Essa estrofe de música de Renato Russo traduz a vida e propósito de Fabiano Cafure, diretor do Instituto Cafure. Esse dinâmico brasileiro, charmoso e com sorriso cativante, nascido em Valença (RJ), completa no próximo dia 13 de maio dois anos de atuação na vida cultural de Lisboa, tornando-a mais colorida e descobridora de talentos.
Diretor de vídeos, de filmes e de audiovisuais, é ainda fotógrafo, roteirista, editor e promotor de eventos culturais. Desde 2009, Cafure está à frente do Instituto Kreatori e do Canal O CUBO no Brasil e aportou com rica e talentosa bagagem em terras lusitanas.
Parece muito? É porque você ainda não experimentou os aperitivos e drinks incríveis que inventa para quem chega no Kreatori, espaço na freguesia de Estrela que mistura bar, galeria, centro de exposições e cursos. Um lugar em que dificilmente sairá da mesma forma que entrou tal a energia circulante.
Fazendo arte desde menino
Sua interação com as artes começou na infância, mexendo nas máquinas fotográficas do pai médico que tinha esse hobby. Parte de seus estudos foi nos Estados Unidos, onde fundou em 2007 sua primeira galeria de fotografia de arte, a Trace of Us, em Easton, perto de Washington. O consumo de arte da região era focado em pinturas lindíssimas de fauna e flora local, segundo Cafure. Mas ele veio com nova proposta. Então, nada como um bom marketing e persistência!
Psicólogo organizacional (profissão que exerce nos seus relacionamentos profissionais) e com após frequentar o curso da CAL – Casa de Artes das Laranjeiras – – começou a pintar e a vender os trabalhos nos seus 20 anos, quando a fotografia como trabalho surge por acaso, pois é procurado por colegas para fazer ‘books’. O passo seguinte foi natural – ser fotógrafo de atores e freelancer da Elite Model, uma das maiores agências de modelos.
Em 13 de maio de 2009, funda o Kreatori em Laranjeiras, freguesia do Rio, criando um espaço ímpar na vida cultural da zona sul da cidade, como explica: “O espaço sempre foi aberto para que artistas mostrem seus talentos, principalmente quem está começando. Todo começo é difícil. Quem já está estabelecido, geralmente tem suas conexões e canais”.
Ele sabe do que está falando pois em 2011 ingressa no universo do audiovisual. “A motivação veio quando meu documentário sobre a Folia de Reis em Valença foi premiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Então, com uma equipe maravilhosa, fiz o primeiro longa-metragem de ficção ‘Eu te amo, Renato’, uma homenagem a Renato Russo com uma história de 1996 embalada por suas músicas. Foi o primeiro longa metragem brasileiro LGBT feito exclusivamente para a internet“.
O filme não trouxe dinheiro, mas viralizou – hoje tem mais de 20 milhões de views – e abriu caminhos para festivais e exposição na mídia. Hoje, Cafure tem mais de 30 filmes produzidos. Os fãs pediram continuação da história e aí está de novo o pioneirismo. Cria a série “Todo tempo do mundo” em streaming – movimento que não existia ainda no Brasil – e que lhe dá os três maiores prêmios no WebFest Internacional. Hoje a série pode ser encontrada no Amazon Prime Brasil.
Para exibir e produzir filmes, lança então o canal e a produtora O Cubo. E lá vem sua veia inovadora: logo no primeiro ano, cria um festival em língua portuguesa online e presencial, que em 2024 chega à sua 10ª edição. O edital será lançado brevemente para o evento que ocorrerá em novembro. Então, se quer concorrer, fique atento.
Ao chegar em Portugal, abre o Kreatori na mesma data que começou o espaço no Rio 13 anos antes. E não é que a rua no bairro de Estrela lembra um pouco o charmoso bairro carioca? Dia 13 de maio tem festa e abertura de sua exposição individual – um hábito que faz parte da vida do instituto.
Ter uma reserva e boa gestão financeira
Nem sempre artista e dinheiro formam uma boa dupla. Para ele, a solução é a soma de tudo – a venda de obras de arte, produção de audiovisuais, fotografia de moda para modelos e atores, e o movimento do bar, que contribui substancialmente para o todo.
Articulado e com bom astral, tem equipes diferentes e um grupo de amigos profissionais que se reúne para projetos maiores. Sua irmã, Juliana Cafure Remuszka, advogada, que mora em Nova Iorque, o ajuda na gestão financeira.
E o que recomenda para quem deseja morar em Portugal?
– Lisboa atualmente é uma das cidades mais caras da Europa para se viver. Então, tem que ter uma reserva financeira para no mínimo seis meses. E tem que ser persistente. O ‘não’ a gente já tem. Tem que saber que irá começar do zero, que ninguém lhe conhece e ter disposição para criar novas conexões”.
Então, fica a dica: quer conhecer gente interessante em um ambiente gostoso e fazer conexões em Lisboa? Siga e apareça no Kreatori!
9 Comentários
Um espaço fantástico, com sempre gente interessante onde eu apareço pelo menos uma vez por semana!! Vale a pena conhecer!!!
Parabéns para o Fabiano por seu talento. Sucesso sempre!
E que bom que está aqui em Lisboa! Ganhamos nós!
Fabiano excelente descrição da sua trajetória, mas concordo que o melhor é te conhecer pessoalmente! Pessoa bonita, inteligente e criativo!
Desejo a vc cada vez mais sucesso e uma vida repleta de paz, saúde e muitas alegrias!
Fabiano é espeical e o Kreatori um lugar imperdível em Lisboa!
Super recomendo, adoro, só alegria ❤️❤️
Que trabalho maravilhoso e que lugar lindo. Parabéns bjs
Fabiano, parabéns e muito sucesso, nunca desista de correr atrás de seus sonhos, torcemos sempre por vc, Deus está com vc, amamos vc💋❤️
O melhor point de Lisboa
Adorooooo
Toda vez que vou a Lisboa, lá é meu ponto de encontro!!!